Indústria de software, TIC e media

Neste âmbito, o CCG aposta no desenvolvimento de tecnologias e sistemas de informação, desde a procura e a validação de conceitos inovadores, à avaliação de modelos de negócio, passando pelas fases inerentes a um processo de engenharia de produto.

O design de interface com recurso a UX Research (investigação de usuários), a criação de aplicações interativas (visual e auditiva) de realidade aumentada e realidade virtual, de soluções móveis para interação com dispositivos locais e recolha de informação sensível ao contexto e à localização, ou de software para o sistema de transportes (bilhética, sinalética, outros), servem também de mote para projetos desenvolvidos pelo CCG nestas áreas.


Transformação digital na indústria de manufatura e processos

Os departamentos de I&D do CCG atuam nesta área de diferentes formas:

Aplicação de tecnologias inovadoras de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), algoritmos e machine learning, transformação de dados em big data (informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas) de modo a criar metodologias e arquiteturas de software de transformação digital - desenvolver plataformas para converter os processos de manufatura em digital.

Desenvolvimento de inspeção ótica automática (computer vision), criação de ambientes simulados de realidade aumentada e realidade virtual para treino/formação e o recurso à realidade aumentada para assistência, reparação e manutenção, aplicados às diversas áreas da indústria.

Criação de soluções de posicionamento em espaços interiores, usando diferentes tecnologias, para requisitos industriais, permitindo obter a posição de pessoas, equipamentos e bens no interior de edifícios. Desenvolvimento de novos serviços de comunicação e computação em redes móveis 5G privadas.


Cidades inteligentes, mobilidade inteligente e energia inteligente

Soluções para criar o sistema operativo das cidades inteligentes: sensores, dados, inteligência computacional, comando e controlo de sistemas tecnológicos de diferente natureza, existentes nas cidades e nos edifícios de grande dimensão. Monotorização (geral) através de sensores de captura de imagem e vídeo, com recurso a plataformas de realidade virtual e realidade mista.

Desenvolvimento de plataformas de interoperabilidade de informação e tratamento de dados, através da análise do movimento das pessoas e veículos. Exemplo disso é a aposta no setor automóvel: análise dos fatores humanos associados à área automóvel, construção e design de interfaces e segurança rodoviária.


Construção e ambiente inteligentes

O design de interface e construção de sistemas de navegação baseados em realidade aumentada, a criação de soluções de posicionamento possibilitando a navegação no seu interior (edifícios) e o desenvolvimento de soluções para a conexão à internet de sistemas de domótica, são as principais apostas do CCG neste setor.


Património digital, cultura e turismo

Aplicação de técnicas e tecnologias: realidade virtual e aumentada, visão por computador, multimédia, computação móvel, sistemas baseados em web, conhecimento avançado na área da eletrónica e integração de sistemas, inseridos no desenvolvimento de um vasto conjunto de soluções. Estas visam o apoio ao estudo, à gestão, à manutenção e à divulgação de informação com elevado interesse em termos de património, cultura e turismo tanto remotamente, como in loco. Como destinatários temos os museus, as autarquias, os parques de natureza, as instituições públicas…

São exemplo disso a reconstrução de edifícios, a navegação em cidades históricas, o desenvolvimento de guias móveis para diferentes espaços turísticos e culturais e as soluções multiplataforma para a digitalização de obras, museus, entre outros..


eSaúde e cuidados de saúde

Aplicação de tecnologias alinhadas com as estratégias nacionais e europeias, para o incentivo ao desenvolvimento de soluções aplicadas ao “Ambient Assisted Living”. CCG tem vindo a participar e promover projetos, tanto a nível nacional como internacional com foco de atuação na certificação |monitorização e sensorização | tele acompanhamento | usabilidade e ergonomia.

São exemplo disso: a criação de um assistente virtual que presta cuidados a idosos; uma solução de assistência remota a doentes (nas suas habitações) permitindo a realização de ensaios clínicos e o acompanhamento de doentes crónicos - utilização remota e integrada de sensores sem fios; a identificação de neoplasias, através da análise da imagem microscópica de alta resolução com recurso à inteligência artificial, ajudando no diagnóstico médico, na identificação de doenças como o cancro.


Sustentabilidade e economia circular

O CCG aposta no desenvolvimento de plataformas integradoras, de diferentes processos e sistemas da cadeia de valor, que permitem a rastreabilidade de todo o processo produtivo, de forma eficiente e sustentável, com vista à transição para uma economia circular.


eGovernment (administração pública)

Apoio à administração pública na adoção de normas e certificações que contribuem em muito para melhorar a qualidade do setor publico e garantir a conformidade com as disposições legais. De ressalvar ainda a implementação de soluções de digitalização dos processos administrativos para simplificação do setor público.