A segunda sessão do evento “BISTAS LARGAS – PARA VER MAIS DO QUE O ÓBVIO”, decorre no dia 21 de setembro, entre as 15 e as 18 horas, na Casa do Infante, no Porto. O CCG – Centro de Computação Gráfica estará presente nesta iniciativa.
Dedicada à Regulamentação/Certificação de Dispositivos Médicos, esta sessão é realizada pela CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, com o apoio do ScaleUp Porto. É desenvolvida em parceria com a Fraunhofer Portugal/MDevNet.
A sessão, que integra a 3ª reunião de trabalho desta rede nacional de transferência de conhecimento, vai contar com a participação de responsáveis do CCG – Centro de Computação Gráfica, da INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde, da APORMED – Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos, do Health Cluster Portugal, e da HealPro.
Partipação CCG na sessão
Carlos Silva, o coordenador de desenvolvimento do grupo de Perceção, Interação, e Usabilidade (PIU) do CCG, e um dos autores da publicação “A Use Error Taxonomy for Improving Human-Machine Interface Design in Medical Devices“, será um dos participantes da mesa redonda dedicada à discussão sobre os novos desafios de regulamentação e certificação para dispositivos médicos.
Para esta discussão, o representante do CCG, contribuirá com a sua perspectiva e experiência no que diz respeito aos desafios de fatores humanos e teste com utilizadores durante o processo de desenvolvimento de novos dispositivos médicos. Este é um “hot topic” que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância na sequência das últimas alterações à legislação europeia para certificação de dispositivos médicos.
Sessões “Bistas Largas”
O objetivo deste evento “Bistas Largas” é aprofundar conhecimentos e melhorar competências em áreas fulcrais, como os requisitos de comercialização e internacionalização de dispositivos médicos.
A iniciativa deseja reunir empreendedores, agentes económicos, entidades do sistema de I&I, instituições governamentais, profissionais pertencentes ao sistema científico e tecnológico e outros stakeholders determinantes no desenvolvimento de negócios que se queiram impor no mercado atual. Assim será possível estabelecer redes e potenciar sinergias para gerar novas ideias e valorizar a inovação.
Programa provisório
15h00: Sessão de Abertura
15h10: Apresentações
- Mariana Madureira, Coordinator of Medical Device sector, INFARMED
- Nuno Felício, NBD Coordinator, Fraunhofer Portugal/MDevNet
15h40: Coffee-break
16h15: A conversar é que a gente se entende // Rede MDevNet
- Moderador: Nuno Felício, New Business Development Coordinator, Fraunhofer Portugal/MDevNet
- Antonieta Lucas, Presidente, APORMED – Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (Portuguese Association of Medical Devices Interprises)
- Cristina Sampaio, U-Monitor
- Carlos Silva, Development Coordinator, CCG – Centro de Computação Gráfica
- Luís Soares, Chief Strategy Officer/Coordinator of TRIS-HCP, Health Cluster Portugal
- Mariana Madureira, Coordinator of Medical Device Sector, INFARMED, I.P.
- Alexandre Cruz, Regulatory Affairs, HealPro
A entrada é gratuita. As inscrições são feitas online no seguinte link.