O CCG – Centro de Computação Gráfica vai co-realizar a 13 de setembro, um workshop, na forma de think tank, com o nome “Metadata for Manufacturing”.
O evento decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), das 14h30 às 18h00.
Workshop Metadata for Manufacturing – 13 setembro
Este think tank será organizado pelo domínio de investigação aplicada EPMQ do CCG, em cooperação com a Universidade do Minho, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Dublin Core Metadata Initiative.
Este workshop pretende ser uma semente para o nascimento de uma comunidade e de um grupo de interesse especial de metadados para fabricação dentro da Dublin Core Metadata Initiative.
É destinado a empresas industriais, como empresas do ramo automóvel, empresas ligadas à manufatura, empresas do têxtil e do calçado, e empresas de desenvolvimento de software para a indústria.
A Dublin Core Metadata Initiative é uma organização reconhecida mundialmente que apoia e trabalha principalmente na área dos metadados e interoperabilidade semântica, mas também com foco nas temáticas do open data e software open-source.
As vantagens das ontologias de metadados e da interoperabilidade semântica são reconhecidas em diferentes áreas, como plataformas de cidades inteligentes e o uso de linked data (LD) na manufatura.
Atualmente, isso afeta as informações técnicas e a troca de dados dos produtos dentro da empresa e entre os diferentes negócios e cadeia logística. Como exemplo, o impacto na continuidade do negócio dos vários problemas enfrentados na partilha de dados entre sistemas CAD / CAM e ERP é bem conhecido.
A inscrição é obrigatória, sendo feita através do seguinte LINK.
Programa do evento
- 14h30 – Boas-vindas (5min)
- 14h35 – Linked data no contexto da manufatura (Prof. Ana Alice Baptista e Prof. João Pedro Mendonça) (15min)
- 14h50 – Introdução ao Think Tank (Ph.D. Paula Monteiro) (10min)
- 15h00 – Apresentação dos participantes do Think Tank – Oportunidades para o LD na indústria (60min)
- 16h00 – Coffee Break (30min)
- 16h30 – Discussão em Think Tank – Refinamento e esclarecimento de casos LD em manufatura (60 min)
- 17h30 – Conclusões do Think Tank – LD emergente na manufatura (30 min)