Designação do projeto:
Código do projeto:
Objetivo principal :
Região de intervenção:
Entidades beneficiárias:
Breve descrição do projeto:
Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão a contribuir de forma inequívoca para o crescimento sustentável das cidades a nível mundial, tornando-as mais inteligentes e sustentáveis. De facto, o mercado global das Smart Cities encontra-se em franco crescimento, apresentando um CAGR de 14,8%, estimando-se um crescimento de 350 mil milhões de euros em 2020, para 700 mil milhões de euros em 2025. Tecnologias como o 5G e a Internet of Things (IoT), têm contribuído para a melhoria da eficiência dos serviços urbanos, colmatando algumas das principais lacunas existentes ao nível da energia, mobilidade, segurança, privacidade e sustentabilidade ambiental, mas há ainda um longo percurso a percorrer.
O projeto mobilizador “City Catalyst – Catalisador para cidades sustentáveis” visa investigar e desenvolver novos produtos, processos e serviços com elevado potencial, contribuindo para uma gestão urbana integrada, eficiente e catalisadora da inovação, a partir de contribuições específicas para a implementação e interoperabilidade das plataformas urbanas.
O projeto estrutura-se em 5 linhas de I&D principais, pioneiras na ótica das Cidades Inteligentes e Sustentáveis, que serão desenvolvidas em consórcio, ao longo de 36 meses:
Como resultado, pretende-se desenvolver 5 Demonstradores nas cidades do Porto, Aveiro, Guimarães, Famalicão e Cascais, no intuito de validar o funcionamento de, pelo menos, 21 novos produtos, processos e serviços, resultantes das atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e inovação do projeto CityCatalyst. Pretende-se, assim, dotar as cidades portuguesas de novas capacidades, para que se tornem palco de referência para outras cidades mundiais.