A introdução da mobilidade elétrica, da condução autónoma e da conectividade de veículos augura grandes alterações ao atual paradigma de mobilidade rodoviária. Perspetiva-se um futuro em que serão comuns os veículos autónomos, individuais e/ou partilhados, permanentemente conectados entre si, à infraestrutura e a outros veículos. Tal cenário promete ganhos substanciais em segurança, conforto, eficiência e sustentabilidade do sistema de transportes.
O programa Easy Ride visa desenvolver tecnologias para responder ao futuro paradigma de mobilidade. Corresponde à terceira iteração da Parceria Universidade do Minho – BOSCH Car Multimédia, que conta com o CCG como parceiro. Estendendo os programas anteriores (HMIExcel e INNOVCAR), inclui agora também o desenvolvimento de soluções para veículos de duas rodas (2-Wheelers) conectados. Para motociclistas e ciclistas a conectividade promete benefícios em termos de conforto, segurança e eficiência.
O programa terá foco na:
- Sensorização do interior de veículos autónomos partilhados;
- Comunicação veículo – infraestrutura;
- Conectividade com veículos de duas rodas;
- Cockpits inteligentes.
O CCG participará no programa através dos DIAs EPMQ, PIU e UMC. O seu foco será no apoio ao desenvolvimento de soluções para veículos de duas rodas, desenvolvimento de sistemas de sensorização e validação de novas propostas de interação homem-máquina no interior dos veículos.
Parceiros:
- Bosch
- Universidade do Minho
Financiamento:
(POCI-01-0247-FEDER-039334)
PT2020
COMPETE2020
União Europeia (FEDER)