2018–2019
O projeto Fashion Awareness Customer Profiling (FACPROF) tem por objetivo criar as condições necessárias para uma melhor gestão dos stocks no retalho de artigos de moda baseada numa caracterização dos visitantes e do seu consumo, indo assim ao encontro das reais necessidades dos consumidores.
Contribuição do CCG
O Centro de Computação Gráfica (CCG) participa no projeto através do seu Domínio de Investigação Aplicada - cVIG (Computer Vision Interaction & Graphics) com a investigação e desenvolvimento do módulo de caracterização dos visitantes, o qual fará uso intensivo de técnicas de visão por computador.
Pretende-se a extração de informação a 2 grandes níveis:
- tipo de visitante de loja caracterizando-o por sexo e faixa etária e
- os tamanhos de roupa e cores predominantes relativos ao vestuário deste.
Resultados
A informação recolhida permitirá categorizar o visitante e desta forma ajudar a prever o seu perfil de compra e por conseguinte levar a uma otimização da gestão de stocks.
Esta otimização de gestão traduz-se numa maior disponibilidade das peças e tamanhos pretendidas pelos consumidores e num melhor ajuste do stock às necessidades reais.
Devido ao volume de negócios no retalho do vestuário e calçado, um pequeno aumento nas vendas, margens ou diminuição do custo de inventário pode resultar em aumentos significativos nos resultados dos retalhistas.
Financiamento: POCI-01-0247-FEDER-023968, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)
Custo total elegível: 374149,21 Euros
Apoio UE (FEDER): 164834,63 Euros
Cliente: InovRetail, S.A.