O projeto iPATH tem por objetivo criar uma plataforma inteligente de arquivo, visualização e revisão colaborativa de estudos imagiológicos de anatomia patológica. A utilização de imagem digital em patologia nasce com determinação, sendo urgente e oportuno desenvolver soluções para suporte ao diagnóstico e revisão distribuída de casos. Enquanto a área da radiologia já usufrui há mais de duas décadas de plataformas de teleradiologia, a patologia clínica começa agora a dar os primeiros passos da digitalização, em particular na utilização de normas da especialidade (i.e. DICOM).
A patologia enfrenta uma crise resultante da combinação de dois fatores:
1) número reduzido de médicos patologistas per capita e
2) aumento das solicitações de serviços clínicos. Para mitigar este problema é fundamental desenvolver soluções que permitam a digitalização distribuída das amostras com arquivo centralizado, que permita fazer a revisão com recurso a ferramentas inteligentes de suporte à decisão. A BMD tem vindo a investigar a viabilidade técnica um arquivo DICOM e um visualizador para telepatologia, baseado em tecnologia Web.
A parceria entre a BMD, FMUC e CCG tem como objetivo de desenvolver, validar e disseminar em contexto clínico, uma solução inteligente de telepatologia digital. A exploração deste projeto está assegurada por uma rede nacional e internacional de centros de diagnóstico, associada ao consórcio.
O CCG é responsável pelo desenvolvimento de módulos avançados de suporte à decisão, baseados em inteligência artificial.
Custo Total Elegível: €508.107,19
Apoio financeiro da União Europeia: €346.793,74 (FEEI)