Uma aplicação EHR (Electronic Health Record), desenvolvida pela Alert Life Sciences Computing, foi submetida a um conjunto de testes de usabilidade pela equipa PIU do CCG.
Os referidos testes foram realizados em contexto aplicado, com utilizadores reais (médicos, enfermeiros, administradores de sistema), de 29 de Junho a 3 de julho de 2014, no Tuba City Regional Health Care Corporation, em Arizona, EUA.
O tipo de testes realizados intitulam-se “testes sumativos de usabilidade” e são aconselhados para o final da fase de desenvolvimento de um produto, já com uma versão quase finalizada do mesmo.
Com os utilizadores-alvo do produto (1:1), o moderador dos testes comunica instruções de tarefas cuidadosamente selecionadas (ex.: ações muito frequentes, ações com potencial dificuldade), que devem ser executadas com o mínimo de erros no menor tempo possível.
São registadas medidas como o número de erros, tempo de execução, verbalizações e padrões de navegação. Os resultados permitem tirar ilações importantes e sugestões muito válidas por parte de quem irá realmente utilizar o produto.
A partir destes testes é possível assinalar pontos críticos do produto, bem como pontos a melhorar no que diz respeito à sua eficaz e rápida navegação.
Os testes foram executados para efeitos de certificação por parte da entidade norte-americana "Office of the National Coordinator for Health Information Technology", com vista à utilização do produto no mercado norte-americano.
Cliente: Alert Life Sciences Computing, S.A.