Com 27 anos de existência, o Centro de Computação Gráfica (CCG) dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao desenvolvimento nos domínios das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.

O CCG atua de forma autónoma ou em rede, posicionando-nos como interface entre academia e a economia, com base em parcerias estratégicas, através de projetos e serviços como forma de transferência de conhecimento.

Computer Vision | Computer Graphics | Mixed Reality | Computer Sciences | Electronic Engineering | Human Machine Interaction

  • 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto TSIM - Test System Intelligent Machines | Refª: BI/21_007_TSIM_CVIG

    Refª: BI/21_007_TSIM_CVIG

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto TSIM - Test System Intelligent Machines (projeto nº 40130) financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nas seguintes condições:

     

    Área Científica: Tecnologias da Informação, Telecomunicações e Eletrónica (TICE), Computação Gráfica.

     

    Requisitos de admissão

    • Formação académica ao nível de Licenciatura, os candidatos deverão possuir Licenciatura em Engenharia Informática, Eletrónica e Computadores ou similar e terão, obrigatoriamente que estar a frequentar formação;
    • Experiência em desenvolvimento de software e programação em linguagens como: C, C++ e C# (fator preferencial);
    • Experiência/Conhecimento em Visão por Computador, Computação Gráfica e Realidade Aumentada e Mista;
    • Experiência com motores de jogos, como por exemplo Unity3D.
    • Dinamismo, pró-atividade e elevado sentido de responsabilidade;
    • Fluência em Inglês (falado e escrito).

     

    Plano de atividadesO candidato selecionado desenvolverá atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do projeto supramencionado, em especial nas tarefas da linha I&D de nova aplicação de assistência pós-venda interativa para manutenção e assistência remota. Em específico contribuirá nas tarefas das atividades de: desenvolvimento e promoção e divulgação de resultados; referentes a essa linha de I&D.

     

    Legislação aplicável: A atribuição da bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, sendo este o adotado pelo Centro Computação Gráfica.

     

    Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica, Sede em Guimarães, sob a orientação científica do Doutor Telmo Adão e do Doutor Luís Magalhães.

     

    Duração das Bolsas: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2021, renovável até ao término do projeto.

     

    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de 805,98€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

     

    Formalização das CandidaturasOs candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas, cópia do documento de identificação e comprovativo de frequência em formação.

     

    Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência em investigação científica, designadamente nos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do projeto na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade. 

    A seleção do candidato será divida em duas fases. A primeira implica uma avaliação do currículo (60% do valor total) para selecionar os candidatos que se deslocam para a fase seguinte; enquanto a segunda fase consistirá numa entrevista (40% do valor total), com o objetivo de produzir uma lista ordenada dos candidatos, resultando ganhador o candidato que ocupe a primeira posição de acordo com os critérios de seleção acima especificados. O júri reserva-se o direito de anular a chamada se nenhum dos candidatos satisfizer as qualificações especificadas.

     

    Composição do Júri de Seleção: 

    Presidente do Júri: Telmo Adão;

    Vogais efetivos: Luís Gonzaga Magalhães, Paula Monteiro;

    Vogais suplentes: Emanuel Sousa, Javier Lamar. 

     

    Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na secretaria do Centro de Computação Gráfica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

     

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto no período de 23/03/2021 a 06/04/2021, indicando a referência BI/21_007_TSIM_CVIG.

     

    Guimarães, 08 de março de 2021

     

    image

  • Técnico de Desenvolvimento | Refª: CT/21_001_TD_CVIG

    Refª: CT/21_001_TD_CVIG

    O Centro de Computação Gráfica tem a intenção de identificar potenciais interessados para 1 posto de trabalho (contrato a termo certo), em funções de “Técnico de Desenvolvimento” dependendo das qualificações dos candidatos, para trabalhar em projetos a decorrer no Departamento de Computer Vision, Interaction and Graphics, nas seguintes condições:

     

    Áreas Científicas

                   - Computer Vision, Pattern Recognition - Machine (Deep) Learning, Artificial Intelligence, Virtual and Augmented Reality, Human Computer Interaction. 

     

    Requisitos de admissão

                    - Formação superior em Engenharia Informática, Automação, Engenharia Eletrónica ou áreas afins. Os candidatos deverão ainda manifestar potencial ou ser possuidores de um curriculum com competências em alguma das áreas científicas acima referidas. O CCG reserva-se ao direito de não proceder à contratação se nenhum dos candidatos preencher os requisitos considerados essenciais para o preenchimento da vaga e para a execução do trabalho associado.

     

    Descrição da Função

    - Desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento aplicada e transferência de tecnologias nas áreas científicas acima referidas.

     

    Local de Trabalho

    - O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica (Departamento de “Computer Vision, Interection and Graphics”), sede em Guimarães, Campus de Azurém, Universidade do Minho. Em consonância com as medidas de gestão da pandemia de COVID-19, poderá determinar-se o teletrabalho sempre que imposto/recomendado pelas autoridades de saúde e pelo Governo Português. 

     

    Duração do Contrato: 

    O contrato terá uma duração inicial de 12 meses, com início previsto no dia 15 de abril de 2021. Dependendo do desempenho do candidato o contrato poderá ser renovado. 

     

    Valor do vencimento: O valor do vencimento será definido consoante as competências e a formação/grau académico do candidato.

     

    Formalização das CandidaturasOs candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas e cópia do documento de identificação. 

     

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto até dia 30/04/2021, indicando a referência CT/21_001_TD_CVIG.

     

    Guimarães, 9 de março de 2021

Software Engineering | Information Systems | TICE

  • 1 Contrato de Trabalho para Técnico de Desenvolvimento Sénior | Refª: CT/21_002_TDS_EPMQ

    Refª: CT/21_002_TDS_EPMQ

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Contrato de Trabalho no âmbito do projeto PPC4.0 - Production Planning Control 4.0, (projeto nº POCI-01-0247-FEDER-069803) co-financiado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, nas seguintes condições:

     

    Área Científica: Engenharia

     

    Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, formação superior em Engenharia de Sistemas de Informação, Engenharia Informática, ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

     

    - Mestrado/Mestrado Integrado (em área afim à solicitada em edital);

    - Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados e comprovados em projetos em:

    1. a) tecnologias de implementação de soluções web: Angular, React ou similar, (JavaScript);
    2. b) conhecimentos de templating utilizando frameworks: Bootstrap ou Material, (HTML/SCSS);
    3. c) conhecimento de controladores de versões: Git ou Svn;
    4. d) conhecimento de metodologias de desenvolvimento ágil;
    5. e) valoriza-se o conhecimento em WordPress;
    6. f) competências de leitura, escrita e oralidade em Inglês técnico.

     

    Descrição da Função: Técnico de Desenvolvimento Sénior

    Conceber e desenvolver as soluções/processos/outputs previstos no âmbito dos projetos em que está envolvido. Cumprir as funções que lhe são atribuídas no âmbito do sistema de gestão de qualidade/inovação e contribuir para a sua melhoria contínua. Apoiar o Coordenador na identificação de potenciais oportunidades para o domínio de Investigação Aplicada. Assegurar as responsabilidades assumidas no âmbito do Sistema de Gestão Integrado.

     

    Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica, Sede em Guimarães.

     

    Duração do Contrato: O contrato terá a duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2021.

     

    Valor do subsídio de manutenção mensal: O valor do vencimento será definido consoante a formação académica do candidato.

     

    Formalização das Candidaturas: Os candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas e cópia do documento de identificação.

     

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto até dia 28/03/2021, indicando a referência CT/21_002_TDS_EPMQ.

    Guimarães, 12 de março de 2021

  • 1 vaga para Engenheiro de Dados | Refª: CT/20_006_TDS_EPMQ

    Refª: CT/20_006_TDS_EPMQ

     

    O CCG é uma organização com 27 anos que dedica a sua atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.

    Se gostas de trabalhar com sistemas de dados e partilhar ideias com uma equipa qualificada e inovadora, este é o desafio certo para ti!

     

    A equipe EPMQ:

    EPMQ (IT: Engineering Process Maturity and Quality) é o domínio de investigação aplicada do CCG, no âmbito da qualidade e maturidade do processo de engenharia de sistemas e tecnologias de informação. A equipa é formada por investigadores e engenheiros talentosos que têm criatividade no seu DNA, desenvolvem projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) para as empresas e que trabalham diariamente com o rigor, excelência e inovação.

     

    Quem procuramos:

    • Engenheiro de Dados com, preferencialmente Doutoramento em Informática, Sistemas de Informação, Engenharia de Sistemas de Informação ou áreas afins;
    • Candidatos dinâmicos, proactivos e responsáveis (fator CCG);
    • Gosto pelo trabalho em equipa;
    • Bons conhecimentos de tecnologias de implementação de sistemas de dados;
    • Conhecimentos sólidos da área de Big Data Analytics, nomeadamente: ecossistema do Hadoop, Bases de Dados NoSQL e Hive, ferramentas de processamento SQL-on-Hadoop (como Presto, Impala, Hive, Spark, entre outras), processamento de dados em streaming (Kafka, Spark streaming, Storm ou outros), desenvolvimento de software em ambiente distribuído e escalável;
    • Experiência em gestão de equipas (preferencial);
    • Experiência na escrita de artigos científicos e envolvimento em projetos de investigação (fator preferencial);
    • Domínio da língua inglesa.

     

    O que oferecemos:

    • Integração num ambiente informal;
    • A oportunidade de fazer parte de uma equipa dinâmica e coesa;
    • Oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento contínuo;
    • Projetos inovadores e desafiantes;
    • Remuneração mais benefícios;



    Para fazer parte da equipa CCG, envia-nos a tua candidatura para jobs@ccg.pt mencionando a referência CT/20_006_TDS_EPMQ.

     

     

    Guimarães, 7 de dezembro de 2020

     

  • 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto Cognitive CMMS | Refª: BI/21_008_CMMS_EPMQ

    Refª: BI/21_008_CMMS_EPMQ

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto Cognitive CMMS (projeto nº 33574) financiado pelo financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020 Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Incentivos à investigação e Desenvolvimento Tecnológico do PT2020, nas seguintes condições:

     

    Área Científica: Tecnologias da Informação, Telecomunicações e Eletrónica (TICE).

     

    Requisitos de admissão:

    Formação académica ao nível do Mestrado, concluída, na área de tecnologias de informação;

    A frequentar formação contínua na área da bolsa a que se candidata;

    Conhecimentos de processos de desenvolvimento de software;

    Sólidos conhecimentos de análise e conceção de sistemas distribuídos e cloud-based;

    Sólidos conhecimentos de arquiteturas de software orientadas aos serviços (SOA);

    Sólidos conhecimentos e experiência em plataformas Cloud: Microsoft Azure, AWS;

    Sólidos conhecimentos de especificação e desenvolvimento de interfaces (APIs);

    Sólidos conhecimentos de arquiteturas middleware;

    Sólidos conhecimentos de Inglês (falado e escrito)

    Dinamismo, pró-atividade e elevado sentido de responsabilidade.

     

    Plano de atividades:

    Especificação Técnica da Information Acquisition and Management Architecture

    Desenvolvimento da Information Acquisition and Management Architecture

     

    Legislação aplicável: A atribuição da bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, sendo este o adotado pelo Centro Computação Gráfica.

     

    Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica, Sede em Guimarães, sob a orientação científica de Prof. Dr. Helena Rodrigues.

     

    Duração das Bolsas: A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em abril de 2021. O contrato de bolsa não está sujeito a renovação.

     

    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de 1.074,64€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

     

    Formalização das Candidaturas: os candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas, cópia do documento de identificação e comprovativo de inscrição/frequência em formação contínua.

     

    Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência em investigação científica, designadamente nos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do CCG na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade.

    A seleção do candidato será divida em duas fases. A primeira implica uma avaliação do currículo (60% do valor total) para selecionar os candidatos que se deslocam para a fase seguinte; enquanto a segunda fase consistirá numa entrevista (40% do valor total), com o objetivo de produzir uma lista ordenada dos candidatos, resultando ganhador o candidato que ocupe a primeira posição de acordo com os critérios de seleção acima especificados. O júri reserva-se o direito de anular a chamada se nenhum dos candidatos satisfizer as qualificações especificadas.

     

    Composição do Júri de Seleção:

    Presidente do Júri: Professora Helena Rodrigues

    Vogais Efetivos: Professor Ricardo J. Machado e Ana Lima

    Vogais suplentes: Carlos Salgado e Paula Monteiro

     

    Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na secretaria do Centro de Computação Gráfica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

     

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto no período de 06/04/2021 a 19/04/2021, indicando a referência BI/21_008_CMMS_EPMQ.

    Guimarães, 19 de março de 2021

    p>image

  • 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto STVgoDigital | Refª: BI/21_009_STVgoDigital_EPMQ

    Refª: BI/21_009_STVgoDigital_EPMQ

     

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto STVgoDigital: Digitalização da Cadeia de Valor do STV (projeto nº 046086), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nas seguintes condições:

     

    Área Científica: Engenharia de Software e Sistemas de Informação

     

    Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir grau de Licenciatura em Engenharia Informática, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação ou áreas afins e terão, obrigatoriamente que estar a frequentar formação. Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos/experiência em:

    • Análise e conceção de Arquiteturas Cloud Computing;
    • Conceção e desenvolvimento de APIs.

     

    Plano de atividades: O trabalho a desenvolver consistirá na investigação e desenvolvimento de uma plataforma de micro-serviços em cloud computing para o domínio do têxtil de vestuário e do têxtil–lar, em particular:

    • Especificação da arquitetura cloud da plataforma base e dos serviços;
    • Desenvolvimento da arquitetura lógica e técnica da plataforma e serviços.

     

    Legislação aplicável: A atribuição da bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, sendo este o adotado pelo Centro Computação Gráfica.

     

    Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica, Sede em Guimarães, sob a orientação científica da Prof. Helena Rodrigues.

     

    Duração das Bolsas: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao término do projeto afeto.

     

    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de 835,98€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

     

    Formalização das Candidaturas: os candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas, cópia do documento de identificação e comprovativo de frequência em formação.

     

    Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência em investigação científica, designadamente nos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do CCG na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade.

     

    A seleção do candidato será divida em duas fases. A primeira implica uma avaliação do currículo (60% do valor total) para selecionar os candidatos que se deslocam para a fase seguinte; enquanto a segunda fase consistirá numa entrevista (40% do valor total), com o objetivo de produzir uma lista ordenada dos candidatos, resultando ganhador o candidato que ocupe a primeira posição de acordo com os critérios de seleção acima especificados. O júri reserva-se o direito de anular a chamada se nenhum dos candidatos satisfizer as qualificações especificadas.

     

    Composição do Júri de Seleção:

    Presidente do Júri: Helena Rodrigues

    Vogais Efetivos: Carlos Salgado e Ana Lima

    Vogais Suplentes: Ricardo J. Machado e Paula Monteiro

     

    Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na secretaria do Centro de Computação Gráfica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

     

    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto no período de 08/04/2021 a 21/04/2021, indicando a referência BI/21_009_STVgoDigital_EPMQ.

    Guimarães, 23 de março de 2021

     

    image

Mobile Computing

  • 1 vaga na área Informática, Sistemas de Informação ou equivalente | Refª: CT/20_004_TDS_UMC

    Refª: CT/20_004_TDS_UMC

     

    O CCG é uma organização com 27 anos que dedica a sua atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.

     

    A equipa UMC (Urban and Mobile Computing):

    Lida com os desafios das Smart Cities, da Condução Autónoma, dos Sistemas de Transporte Inteligente, de Sistemas de Sensores (IoT), aplicações 5G e com Active and Healthy Ageing.

     

    Quem procuramos:

    - Mestrado em Informática, Sistemas de Informação ou equivalente;

    - Programação Full Stack Web e Mobile multiplataforma;

    - Programação em várias linguagens/frameworks: Java; React; Angular; Python; Node.js; SQL; HTML 5 + Javascript; Android Studio + Swift; REST; JSON + XML;

    - Proficiência de Inglês falado e escrito.

     

    Valorização:

    - Conhecimentos de telecomunicações;

    - Metodologias de teste automático de software;

    - Competências em sistemas de localização (com enfoque em espaços interiores);

    - Conhecimentos em redes veiculares e condução autónoma;

    - Utilização de sistemas de controlo de versão (git);

    - Utilização de ferramentas de colaboração (e.g. GitHub, Gitlab, BitBucket, etc.);

    - Utilização de frameworks de teste.

     

    O que oferecemos:

    • Integração num ambiente informal;
    • A oportunidade de fazer parte de uma equipa dinâmica e coesa;
    • Oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento contínuo;
    • Projetos inovadores e desafiantes;
    • Desenvolvimentos não óbvios;
    • Remuneração mais benefícios;


    Para fazer parte da equipa CCG, envia-nos a tua candidatura para jobs@ccg.pt mencionando a referência CT/20_004_TDS_UMC.

     

     Guimarães, 7 de dezembro de 2020

1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto Cognitive CMMS - Cognitive Computerized Maintenance Management System|Refª: BI/20_022_CMMS_UMC

 

Perception, Interaction and Usability

  • 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto “Cognitive CMMS - Cognitive Computerized Maintenance Management System” . Refª: BI/21_003_CMMS_PIU

    Refª: BI/21_003_CMMS_PIU


    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto “Cognitive CMMS - Cognitive Computerized Maintenance Management System” (projeto nº 33574), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nas seguintes condições:

    ÁREA CIENTÍFICA: Engenharia Informática, Ciências da Computação, Engenharia Eletrónica, Interação homem-máquina, Fatores Humanos, Usabilidade ou áreas afins.

    REQUISITOS DE ADMISSÃO: Formação académica ao nível de Mestrado. Os/as candidatos/as deverão possuir grau de Mestre nas áreas da Engenharia Informática, Ciências da Computação, Engenharia Eletrónica, Interação Homem-Máquina, Fatores Humanos, Usabilidade ou áreas afins; fluência em Inglês (falado e escrito). O candidato terá, obrigatoriamente, que estar a frequentar formação (doutoramento ou curso de formação contínua ou especializada na área científica mencionada). Será dada prioridade a candidatos com experiência no processo de desenvolvimento multidisciplinar centrado no humano, Realidade Aumentada, prototipagem (ex.: Figma) e testes de usabilidade.

    PLANO DE ATIVIDADES: O/a candidato/a selecionado/a desenvolverá atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do projeto supramencionado que versa sobre o recurso a realidade aumentada em diversos suportes (mobile e óculos) para a manutenção de edifícios. Serão suas funções colaborar em atividades de investigação e desenvolvimento; Especificação técnica dos componentes transversais à solução; Especificação das interfaces de utilizador (web, mobile e AR) para as interfaces do Model Inspector e Work Tool Report, bem como a definição dos respetivos algoritmos, serviços e funcionalidades; Elaboração da documentação técnica; Documentação de todo o trabalho desenvolvido.

    LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: A atribuição da bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, sendo este o adotado pelo Centro Computação Gráfica.

    LOCAL DE TRABALHO: O trabalho será desenvolvido no Centro de Computação Gráfica, Sede em Guimarães, sob a orientação científica do Doutor Emanuel Sousa.

    DURAÇÃO DAS BOLSAS: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em março 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao término do projeto afeto.

    VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL: O montante da bolsa será de 1074,64€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

    FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS: Os/as candidatos/as deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de motivação, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas, cópia do cartão de cidadão e comprovativo de frequência em formação.

    Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência em investigação científica, designadamente nos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do CCG na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade.
    A seleção do candidato será divida em duas fases. Na primeira fase será realizada uma avaliação do curriculum (60% do valor total) para selecionar os candidatos que transitam para a fase seguinte do processo de avaliação. Na segunda fase, realizar-se-á uma entrevista aos candidatos (40% do valor total). Após a segunda fase do processo de avaliação será elaborada uma lista ordenada dos candidatos com as respetivas classificações finais.
    O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com perfil adequado.

    COMPOSIÇÃO DO JÚRI DE SELEÇÃO:
    Presidente do Júri: Emanuel Augusto Freitas de Sousa;
    Vogais efetivos: Ana Luísa Alves de Lima; Filipe Miguel Lopes Meneses;
    Vogais suplentes: Paula Alexandra Fernandes Monteiro; Telmo Miguel de Oliveira Adão.

    FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na secretaria do Centro de Computação Gráfica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

    PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço jobs@ccg.pt, estando o concurso aberto no período de 19/02/2021 a 04/03/2021, indicando a referência BI/21_003_CMMS_PIU.

    Guimarães, 4 de fevereiro de 2021

  • 1 Contrato de Trabalho Senior UX Researcher

    Refª: CT/21_003_TDS_PIU

     

    O CCG é uma organização com 27 anos que dedica a sua atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações, em contexto nacional e internacional.

     

     

    A equipa PIU:

    Funcionando com um dos quatro domínios de investigação aplicada do CCG, o grupo de Perceção, Interação e Usabilidade tem o seu principal foco de trabalho nos fatores humanos aplicados à interação homem-máquina. Entre os contextos de aplicação principais encontram-se as áreas do automóvel e segurança rodoviária, o design de interação aplicado a interfaces; a realidade virtual/aumentada e a alarmística acústica e visual.

     

     

    O grupo pretende contratar um(a) novo(a) colaborador(a) que será envolvido(a) em diversos projetos de investigação e desenvolvimento nestes domínios de trabalho. Entre as atividades a desenvolver encontram-se:

    • Levantamento bibliográficos nas áreas de aplicação; desenvolvimento de estados da arte;
    • Facilitação de processos de design centrado no humano; envolvimento nas fases de levantamento de necessidades e processos de ideação;
    • Apoio ao design de interfaces Homem-Máquina;
    • Desenvolvimento de protocolos experimentais e realização de estudos com utilizadores;
    • Análise de dados de experiências com utilizadores;
    • Escrita científica.

     

     

    Quem procuramos:

    • Candidatos(as) com Doutoramento ou Mestrado em Design, Interação Humano-Computador, Ergonomia, Psicologia Experimental ou áreas afins (requisito obrigatório);
    • Candidatos dinâmicos, proactivos e responsáveis;
    • Gosto pelo trabalho em equipa;
    • Experiência em projetos de investigação na área de desenvolvimento de produto, particularmente interfaces digitais. Será valorizado o currículo científico do candidato(a) nas áreas preferenciais - doutoramento, produção científica e candidatura a projetos financiados - (requisito preferencial);
    • Bom domínio de inglês falado e escrito.

     

     

    O que oferecemos:

    • Integração num ambiente informal;
    • A oportunidade de fazer parte de uma equipa dinâmica e coesa;
    • Oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento contínuo;
    • Desafios criativos;
    • Remuneração mais benefícios;

    Vem crescer connosco!

     

    Para fazer parte da equipa CCG, envia-nos a tua candidatura para jobs@ccg.pt mencionando a referência CT/21_003_TDS_PIU.

     

     

    Guimarães, 13 de abril de 2021

Garantimos a confidencialidade de todos os dados fornecidos pelos candidatos.
A recolha de dados tem como única finalidade o recrutamento.
O titular dos dados recolhidos tem direito de acesso, retificação e oposição à utilização dos mesmos, podendo obter informação adicional ou esclarecer qualquer dúvida através do endereço de correio eletrónico: privacidade@ccg.pt