A equipa do CCG, do domínio de investigação aplicada UMC – Urban and Mobile Computing – venceu uma hackhathon do Institute for Tomorrow e da Bayer, intitulada “Healthy Ageing Tomorrow: Hackathon”. Esta hackhathon foi dedicada ao tema do envelhecimento ativo.
Desafio de repensar o envelhecimento
O desafio colocado a equipas que atuam na área da saúde/envelhecimento da população foi o de “Repensar o Envelhecimento”, no sentido de perceber, procurar e redefinir soluções para o envelhecimento ativo.
Esta maratona de prototipagem foi a última fase do desafio de “Repensar o Envelhecimento”, que se realizou nas instalações da Startup Braga.
Estiveram em competição 6 equipas que testaram ideias numa sessão inédita em Portugal de Design Thinking.
Foram convidadas a participar no desafio as “entidades mais inovadoras da sociedade Portuguesa”. O objetivo? “Promover a inovação através da colaboração entre empresas e entidades de referência nas áreas da mobilidade, consumo, retalho, financeira, saúde, beleza, media, entretenimento, energia, tecnologia e telecomunicações.”
Equipa e projeto CCG
A equipa UMC do CCG venceu esta hackathon com o projeto “Dona Fátima”: um assistente pessoal que apoia o cidadão sénior de forma a promover a sua autonomia e a mitigar cenários de isolamento.
Este projeto foi selecionado entre os demais tendo em conta os critérios de qualidade técnica, viabilidade, criatividade e inovação, execução.
A equipa vencedora que participou no evento foi constituída por 3 membros do UMC: João Dias, João Moutinho e Ricardo Ferreira que em coordenação com a restante equipa do departamento, chegaram ao protótipo que foi dado como vendedor.
O UMC é o domínio de investigação aplicada do CCG que se dedica a proporcionar às pessoas experiências novas e mais completas, na sua vivência do espaço urbano, através de novas aplicações móveis computacionais.
Esta equipa vencedora irá a Berlim debater o tema da promoção da ideia e conhecer o ecossistema criativo da Bayer. Também irá receber mentoring de 6 meses de Florian Ibe, Managing Diretor da Bayer Portugal e participará no concurso de uma bolsa financeira e de incubação do ecossistema de startups de Berlim (Grants 4 Apps e Incubator).