Modelos de Negócio para a Economia Digital

Com os avanços da economia digital, os modelos de negócio tornam-se fundamentais para potenciar o sucesso das empresas. A construção de um modelo de negócio adequado promove vantagens competitivas, sustentáveis e melhores resultados financeiros para as empresas. 

O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa especializada na construção de modelos de negócio para a transição digital, apoiando as organizações a definir e a melhorar as suas estratégias operacionais. Através de uma abordagem holística, é possível identificar oportunidades de inovação dos modelos de negócio, acompanhar e analisar o impacto nas organizações e respetivos stakeholders, assim como avaliar a integração das preocupações circulares e sustentáveis na evolução dos modelos de negócio. 

 

 

Atividades 

O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:

 

  • Levantamento de medidas estratégicas para a transição digital 
  • Estudo de impacto das decisões nos modelos de negócio das organizações
  • Definição da matriz de inovações em Modelos de Negócio 
  • Desenvolvimento de competências, associadas aos fundamentos de organização e gestão

Benefícios

01

Definir uma estratégia de valor considerando as próprias capacidades e recursos 

Manter e dinamizar a criação contínua de valor, perante os mercados competitivos e em constante evolução, é um desafio recorrente. Este exige das organizações foco no que é o mais importante e força contida nas suas próprias capacidades e recursos. 

 

02

Alinhar a oferta da empresa com as expectativas dos clientes

Conceptualizar e implementar modelos alinhados com as necessidades da procura e as oportunidades de oferta, atendendo à viabilidade financeira da organização. A diversificação, transformação ou reinvenção da oferta, por meio da inovação, é um compromisso obrigatório. 

 

03

Estabelecer o equilíbrio entre custos e proveitos 

Minimizar os custos associados às atividades e aos recursos, e maximizar os proveitos associados à criação de valor, sem defraudar as expectativas dos clientes. Um equilíbrio influenciado pelos contextos: económico, ambiental, social e cultural, numa visão holística que abarca os diferentes parceiros. 

04

Manter um negócio competitivo e sustentável 

Responder ao desafio de construir um modelo assente em medidas sustentáveis, alinhadas com as preocupações da economia circular e adaptadas às particularidades de cada empresa. A adoção de referenciais e de ferramentas de suporte, aliados à análise das melhores práticas pelos diversos setores, servem de apoio à tomada de decisão.