Home Investigação e Inovação Projetos RAILtoLAND: Aplicação móvel de promoção e valorização da paisagem e do património cultural ao longo da linha ferroviária Porto-Vigo
RAILtoLAND: Aplicação móvel de promoção e valorização da paisagem e do património cultural ao longo da linha ferroviária Porto-Vigo
Data: 2019-2022
Setores

Património digital, cultura e turismo

Serviços

Investigação e Desenvolvimento sob Contrato

Departamentos

Computer Vision, Interaction and Graphics

Competências

Computação gráfica, realidade virtual, aumentada e mista


ENQUADRAMENTO

O projeto RAILtoLAND visa explorar o valor social e educativo da paisagem cultural europeia, como património comum. 

 

 

 

Pretende ser um catalisador da consolidação dos processos de identidade europeia, coesão social, criação de culturas locais e melhoria do bem-estar humano, através de ferramentas inovadoras, aplicadas ao longo de uma viagem de comboio. 

SOLUÇÃO PROPOSTA

Criação de uma aplicação móvel, gratuita, que permite experienciar uma viagem interativa, na descoberta da paisagem e do património cultural existente ao longo da linha ferroviária Porto-Vigo.

 

 

 

Disponível em inglês, espanhol e português, contém áudios explicativos sobre o valor e as características da paisagem visível e envolvente, e informação sobre os mais de 30 Pontos de Interesse, bem como modelos 3D de várias edificações de valor patrimonial. 

CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV

O CCG/ZGDV, através do seu departamento de I&I, CVIG, é o principal responsável pelo design e desenvolvimento desta aplicação, nomeadamente na implementação da interface geral do utilizador, através de vídeos, animações e transições de ecrã, incorporação de modelos 3D da vista frontal do comboio e tecnologias de realidade aumentada.

 

 

 

 

Disponível para download: 

APP Store 

Google Play

 

Parceiros do projeto: União Internacional dos Caminhos de Ferro, Université Gustave Eiffel, Università Politecnica delle Marche, CP - Comboios de Portugal e Renfe, tendo como líder do projeto a Universidade Politécnica de Madrid (UPM).