Home Comunicação UMinho promove a 1ª edição do "Research & Innovation Open Days"
UMinho promove a 1ª edição do "Research & Innovation Open Days"
31 Janeiro, 2024

A 1ª edição do "Research & Innovation Open Days", a decorrer nos dias 30 e 31 de janeiro, pretende dar a conhecer a atividade dos 30 centros de investigação, 13 laboratórios colaborativos, 9 laboratórios associados, 12 unidades de interface e 48 spin-offs da Universidade do Minho, a toda a comunidade. Este evento conta com sete painéis e meia centena de oradores para as apresentações de projetos e posters, e promete o "best-of" da investigação da UMinho.

O Presidente do Instituto CCG/ZGDV e do DTx Colab, Ricardo J. Machado, participou na mesa redonda sobre "UMInho Innovation Ecosystem: The role of CTIs, Colabs, Interfaces and Spin-offs". Foram abordadas questões relativas aos financiamentos provenientes do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), a sua importância e aplicabilidade futura, de modo a não criar uma "dependência", por parte destas instituições. Ricardo J. Machado salientou a relevância destes fundos para o trabalho de investigação. No caso do CCG/ZGDV, deu ainda alguns exemplos, como o desenvolvimento de novas competências: cibersegurança e agricultura de precisão; a valorização da Propriedade Intelectual e internacionalização. Reforçou ainda o papel do CCG/ZGDV ao longo das últimas três décadas e a importância da "não dependência" destes financiamentos, em termos estratégicos, e a necessidade de preparar o futuro.

Outra das problemáticas abordadas e bastante recorrente, foi a angariação e retenção de talentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Ricardo J. Machado, explicou que a proximidade com a UMinho é vantajosa, no entanto, grande parte dos novos talentos vêm para o CCG/ZGDV numa perspetiva de "education and training", enquanto terminam o seu mestrado ou doutoramento.

Uma sessão sessão moderada pelo Professor Eugénio Campos Ferreira, e que contou também com a participação de Isabel Soares (PROCHILD), José A. Teixeira (Colab4Food), Raul Fangueiro (Fibrenamics), António Pontes (PIEP), Paulo Ramísio (TecMinho) e Fátima Baltazar (Karion Therapeutics), numa interação e partilha de conhecimento e promoção de sinergias entre as instituições pertencentes ao ecossistema de inovação da UMinho.

CATEGORIAS

Institucional