Cidades inteligentes, mobilidade inteligente e energia inteligente
Investigação e Desenvolvimento sob Contrato
Software Engineering and Data Intelligence
Computer Vision, Interaction and Graphics
Urban and Mobile Computing
Modelos de Negócio para a Economia Digital
Inteligência artificial, aprendizagem computacional, e sistemas de suporte à decisão
Fatores humanos, usabilidade e design UX
ENQUADRAMENTO
A agenda Aliança para a Transição Energética visa o reforço da competitividade e resiliência das empresas do setor energético como resultado da criação de produtos e soluções inovadoras e de cariz exportador, tendo por base tecnologia e know-how desenvolvido e consolidado no setor, colocando Portugal na liderança da descarbonização e potenciando uma efetiva transição energética.
Este objetivo estratégico será alcançado através de uma série de metas, incluindo um aumento das exportações de bens e serviços, maior investimento em I&D, redução das emissões de CO2, bem como a mudança no perfil de especialização da economia portuguesa, através de alocação de investimento em atividades de valor acrescentado que irão gerar um total de 46 PPS, orientados para mercados e a criação de emprego qualificado.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Prevê-se a obtenção de 46 soluções altamente inovadoras (como por exemplo Módulos Combináveis de Soluções Elétricas Portáteis, Nova geração de transformadores de energia Shell e Transformadores de distribuição inovadores para geração de energia renovável), para alavancar a integração de energias renováveis, e múltiplos portadores de energia limpa e eficiência energética.
CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV
O CCG/ZGDV está envolvido no desenvolvimento dos seguintes Work Packages:
-
WP4 - BrightPost - Descarbonização da Mobilidade
Desenvolvimento de um poste de iluminação de rua inteligente, eficiente e com capacidade para suportar a mobilidade elétrica, e recolher dados críticos (temperatura, mobilidade, consumos). O CCG/ZGDV desenvolve um sistema de recolha de informação, com base em câmaras instaladas em postes, e a otimização de células 5G, melhorando a conectividade da cidade.
-
WP8 - ZEB - Eficiência Energética nos Utilizadores Finais
Desenvolvimento de uma plataforma transversal de gestão energética que permite gerir e otimizar todo o edifício através de um único interface. O CCG/ZGDV é responsável pela definição e desenvolvimento da arquitetura da plataforma e interoperabilidade dos vários serviços disponibilizados. Cabe também a conceção e desenvolvimento de um módulo, com base em informação extraída de câmaras espectrais, para avaliação da qualidade do ar do edifício.
-
WP12 - POEM - Plataforma Interoperável para a Digitalização do Setor Energético
Plataforma municipal de gestão de energia e promoção da neutralidade carbónica, transversal de monitorização dos recursos e consumos energéticos à escala de uma cidade: produção e armazenamento de energia renovável, gestão energética de edifícios públicos, iluminação pública, carregadores de veículos elétricos, mobilidade urbana, previsões meteorológicas e outras fontes de informação. O CCG/ZGDV é responsável pela definição e desenvolvimento da arquitetura da plataforma, assegurando a sua interoperabilidade e a garantia de escalabilidade com os diferentes dispositivos e serviços.