Home Comunicação Passaporte Digital de Produto: está preparado para esta mudança de paradigma?
Passaporte Digital de Produto: está preparado para esta mudança de paradigma?
16 Fevereiro, 2024

O Passaporte Digital de Produto já é considerado um dos grandes desafios na indústria da moda para os próximos anos. Várias marcas têm demonstrado uma maior preocupação em localizar e tentar perceber qual o seu real impacto no processo de fornecimento e dos produtos que vendem. Até porque, atualmente, a indústria da moda e do vestuário é das mais poluentes, e isso reflete-se no consumo de têxteis, que representa o quarto maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas.

É aqui que entra o projeto Be@t – bioeconomy at textiles, com o propósito de contribuir para a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular. Uma das premissas é o desenvolvimento de um passaporte digital, para produtos têxteis, que contenha informações detalhadas sobre os materiais, o processo de fabricação e toda a cadeia de abastecimento envolvida. A transparência e rastreabilidade dos produtos são fundamentais na estratégia europeia para a circularidade e sustentabilidade.

 

Consumidor consciente, consumidor inteligente

Apontar o telemóvel para o QR Code na etiqueta de uma peça de roupa e saber qual a sua origem, que trajeto teve, os materiais que a compõem, o seu desempenho e durabilidade, facilidade de reparação e reciclagem, são alguns dos dados que poderão ajudar o consumidor a tomar as suas decisões de compra de forma mais transparente e informada.

Esta iniciativa prevê, não só o aumento da consciência e responsabilidade ambiental, mas também, garantir que os consumidores e as empresas retenham os produtos em circulação o máximo de tempo possível. Manter as marcas ligadas aos seus produtos, após a sua venda, pode ser uma das soluções para prolongar a “vida da moda”, através da circularidade: o produto não é descartado, mas sim reutilizado no futuro.

 

O CCG/ZGDV e o Passaporte Digital de Produto

O CCG/ZGDV contribui para o projeto Be@t, através da investigação e desenvolvimento de um sistema inclusivo de dados - APIs - que garantem a interoperabilidade entre sistemas, e dá suporte a sistemas robustos baseados em blockchain. Isto possibilita a obtenção do passaporte digital para produtos têxteis, assegurando transparência e rastreabilidade na cadeia de fornecimento. Tecnologias que podem ser aplicadas a outras áreas e indústrias.

O Be@t representa um investimento de 138 milhões de euros, dos quais 71 milhões são do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma duração prevista de três anos, com fim em dezembro de 2025.

 

CATEGORIAS

IA