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Inteligência Artificial em debate no CPES/SERIW
21 Junho, 2024

A segunda edição do CPES/SERIW teve lugar na UMinho, em Azurém, no passado dia 14 de junho, e contou com a presença de mais de seis dezenas de alunos, docentes e representantes de empresas ligados às áreas de engenharia de software, engenharia de dados, Machine Learning e sua aplicabilidade.

 

O CPES (Comunidade de Prática em Engenharia de Software) contou com uma mesa redonda intitulada "Computing Curricula 2020: Competências = Conhecimentos + Aptidões + Disposições". Uma partilha aberta entre alunos, docentes e empresas, sobre as competências, conhecimentos e capacidades mais importantes dos profissionais de engenharia de software, baseado no "Computing Curricula 2020", bem como, a introdução de novas formas de ensino, temáticas de aproximação e de reinvenção, num mundo cada vez mais globalizado.

O CPES tem como objetivos: promover práticas de aprendizagem ativa e abordagens no ensino baseadas em tecnologia; integrar a comunidade interna da UMinho e levá-la a interagir com a sociedade; empoderar os alunos; e reutilizar os conhecimentos e o software desenvolvido. 

 

 

Impulsionado pelo Grupo de Investigação SEMAG, do Centro ALGORITMI, e pelo departamento de I&I EPMQ, do CCG/ZGDV Institute, o SERIW ocupou a segunda parte do evento com um debate sobre questões de investigação e inovação, relacionadas com a engenharia de software para a criação de inteligência artificial e o uso de inteligência artificial no contexto da engenharia de software.

"Tudo se resume a dados. Não só a IA. Vivemos de dados", foi uma das frases proferidas no evento, onde a Inteligência Artificial foi abordada de forma crítica, atendendo aos seus aspetos positivos e negativos, perante uma sociedade cada vez mais conectada e digitalizada.

Ferramentas como o "CHAT GPT" trouxeram à discussão questões como o seu uso (ou não) pelos alunos, de forma a estimular a aprendizagem, e a importância de entender o porquê do conceito e a forma como funciona. Destacou-se, ainda, o papel da academia em "educar" quando e como devemos usar essas novas abordagens tecnológicas. 

 

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