Home Comunicação Investigadores do Instituto CCG/ZGDV integram projeto internacional com o MIT
Investigadores do Instituto CCG/ZGDV integram projeto internacional com o MIT
23 Outubro, 2025

Uma equipa de investigadores do Instituto CCG/ZGDV foi selecionada para integrar um projeto inovador com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, que visa desenvolver novas abordagens para tornar os algoritmos de IA mais transparentes, confiáveis e explicáveis. O projeto, designado “Advancing XAI”, foi uma das propostas vencedoras da chamada competitiva do programa MIT Portugal 2025.

O projeto será liderado, do lado português, por Paulo Cortez, investigador afiliado do CCG/ZGDV e professor na Universidade do Minho, contando ainda com a participação dos investigadores Pedro Pereira e Luís Matos, ambos ligados ao grupo de Machine Learning & Intelligent Optimization (ML&IO) do CCG/ZGDV. Do lado do MIT, o projeto é coordenado por Rahul Mazumder, professor associado na Sloan School of Management.

“Advancing XAI” foi uma das duas propostas selecionadas na área de Inteligência Artificial na chamada competitiva do MIT Portugal 2025 Seed Grant Call, reforçando a relevância e o impacto do trabalho desenvolvido pelo CCG/ZGDV na área da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados. O projeto tem como principal objetivo desenvolver tecnologias que aumentem a explicabilidade dos algoritmos de IA, tirando partido de uma extração de regras facilmente interpretáveis por seres humanos e, também, de Large Language Models (LLMS como o ChatGPT), promovendo uma maior transparência e confiança nas suas decisões e alinhando-se com os princípios e regulamentos europeus, nomeadamente o AI Act da Comissão Europeia.

O CCG/ZGDV irá fornecer o ambiente necessário para testar e validar as tecnologias desenvolvidas, pelos seus investigadores, em contextos reais, aproveitando as suas parcerias e projetos com a indústria, garantindo assim a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial.

“Esta colaboração entre os investigadores do CCG/ZGDV e o MIT é um passo importante no avanço da Inteligência Artificial responsável e transparente. A explicabilidade é hoje um dos maiores desafios da IA, e projetos como o ‘Advancing XAI’ são fundamentais para assegurar que a tecnologia é usada de forma ética, segura e alinhada com as necessidades humanas e sociais”, destaca Paulo Cortez, investigador principal do projeto em Portugal.

CATEGORIAS

Institucional