Home Investigação e Inovação Projetos 5GMOBIX: 5G for cooperative & connected automated MOBIility on X-border corridors
5GMOBIX: 5G for cooperative & connected automated MOBIility on X-border corridors
Data: 2018-2022
Setores

Cidades inteligentes, mobilidade inteligente e energia inteligente

Serviços

Investigação e Desenvolvimento sob Contrato

Departamentos

Human-Technology Interaction, and Robotics
Urban and Mobile Computing

Competências

IoT, redes de sensores e agricultura de precisão
Redes Privadas 5G e 6G
Processamento de informação para alarmística e acústica industriais
Fatores humanos, usabilidade e design UX

 

ENQUADRAMENTO

O Projeto 5GMobix pretende validar tecnologias 5G no contexto de casos de uso CCAM (Cooperative, Connected and Automated Mobility) em sete localizações de teste na Europa e na Ásia, incluindo um corredor Portugal-Espanha, entre as cidades do Porto e Vigo.

 

 

Nos últimos anos, destacam-se as evoluções nos domínios das redes de comunicações como o 5G, paralelamente a avanços da tecnologia de condução autónoma. Estes desenvolvimentos estão a abrir caminho a um futuro de mobilidade cooperativa, conectada e autónoma (CCAM). A União Europeia pretende estar na linha da frente deste novo paradigma de inovação, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, preparando legislação e identificando modelos de negócio. O Projeto 5GMobix, financiado pelo Horizonte 2020, é um passo nessa direção que envolve 58 parceiros de vários países europeus e asiáticos.

SOLUÇÃO PROPOSTA

O projeto pretende produzir conhecimento no que respeita à aplicação em contexto real CCAM de tecnologias 5G, potenciando modelos de exploração de negócio e suportando o esforço regulatório nos próximos anos. 

 

 

 

A visão do consórcio passa por preparar o caminho para uma implantação sustentável e rentável de 5G na Europa e avançar significativamente na aplicabilidade de funções de condução ligadas e automatizadas, com vista a acelerar o processo de adoção de veículos automatizados.

CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV

Os departamentos de I&I, UMC e HTIR, coordenaram e avaliaram a aceitação de tecnologias por partes dos utilizadores em todos os locais de teste e, paralelamente, assumiram a coordenação técnica do corredor Luso-Espanhol.

 

 

 

 

Ao longo dos últimos anos, foram vários os esforços e atividades com vista ao desenvolvimento e teste de abordagens que garantam a continuidade da conectividade 5G, que suporta tecnologias CAM, mesmo no cruzamento de fronteiras entre países.