Home Investigação e Inovação Projetos ECP – ECOCERÂMICA E CRISTALARIA DE PORTUGAL
ECP – ECOCERÂMICA E CRISTALARIA DE PORTUGAL
Data: 2022-2025
Setores

Transformação digital na indústria de manufatura e processos
Sustentabilidade e economia circular

Serviços

Investigação e Desenvolvimento sob Contrato

Departamentos

Computer Vision, Interaction and Graphics

Competências

Visão por computador e processamento de imagem
Computação gráfica, realidade virtual, aumentada e mista
Fatores humanos, usabilidade e design UX

 

ENQUADRAMENTO

A agenda “EcoCerâmica e Cristalaria de Portugal” é uma proposta integradora e transversal para os setores da Cerâmica e do Cristal, que visa uma melhoria do seu posicionamento internacional.

 

 

Desenvolve-se num setor estratégico da economia nacional e tem como objetivo aumentar a sua competitividade, assente em fatores de inovação, diferenciação e de uma forte dinâmica colaborativa ao longo dos diversos segmentos da cadeia de valor do setor, suportado na melhoria da qualificação dos seus ativos.

Tem enfoque específico em 6 pilares estratégicos - transição energética, descarbonização, circularidade, transição digital, formação e capacitação e promoção e divulgação.

 

SOLUÇÃO PROPOSTA

Utilizando tecnologias digitais, serão criados módulos de formação a fim de simular fábricas inteligentes - ligadas, automatizadas e com processos de produção avançados. Todos estes serão alinhados com a Indústria 4.0 e com processos mais sustentáveis, utilizando novos combustíveis como o H2 e outras fontes de energia renováveis, promovendo a dupla transição.

 

 

O resultado será a criação de uma academia de formação digital, acessível a todo o setor, por meio de métodos de aprendizagem virtual e imersiva, recriando o ambiente fabril, laboratorial e de armazenamento. Esta abordagem permitirá simular cenários para resolução de problemas, geração de novas ideias, análise e interpretação de dados, facilitando a tomada de decisões.

Outra das soluções apresentadas será um conjunto de percursos de formação, utilizando métodos de aprendizagem invertidos que permitem a aprendizagem através de vídeos, e ainda cursos de formação avançada sobre Transformação Digital, Sustentabilidade e Transição de Energia.

CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV

O CCG/ZGDVestará envolvido no desenvolvimento, especificamente, do workpackage WP7 – Academia de Formação Digital.

 

 

 

Daí resultará uma academia de formação digital (AR@Ceramic and Glass Academy), que representa uma nova abordagem de formação baseada num modelo de Realidade Aumentada de Processos Produtivos Cerâmicos, que recriam o ambiente de fábrica (processos de fabrico), laboratório, armazém, simulação de situações para a resolução de problemas, para a geração de novas ideias, análise e processamento de dados para apoiar a tomada de decisões.