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IMPACT
Data: 2023-2026
Setores

Cidades inteligentes, mobilidade inteligente e energia inteligente
Construção e ambientes inteligentes

Serviços

Consultoria em Inovação Tecnológica

Departamentos

Human-Technology Interaction, and Robotics

Competências

Fatores humanos, usabilidade e design UX

 

ENQUADRAMENTO

A concepção das chamadas zonas de coexistência (espaços em que veículos, peões e outros agentes coexistem sem separação física evidente), visa criar ambientes urbanos, que promovem a segurança, funcionalidade e qualidade de vida dos seus utilizadores.

 

 

Com histórico de implementação no Norte da Europa e nos Estados Unidos, esses espaços reduziram significativamente acidentes e lesões, incentivando a redução da velocidade por meio do design urbano. No entanto, estudos sobre o impacto social destas zonas referem a sua incapacidade de devolver a rua a peões e ciclistas, já que estes não se sentem necessariamente mais seguros quando as utilizam.

Por outro lado, a concepção destes espaços concentra-se nos elementos físicos e negligencia o efeito da paisagem sonora, apesar das evidências significativas do papel do ruído no conforto e bem-estar e segurança das pessoas.

SOLUÇÕES PROPOSTAS

O projeto IMPACT explora a percepção de segurança e comportamento do peão e do condutor face a diferentes abordagens de concepção de espaços partilhados e combinações de paisagens sonoras ​​​​

 

 

A sua principal contribuição passa pela produção de diretrizes de projeto, derivadas de uma abordagem holística, para desenvolvimentos futuros. Serão também desenvolvidos vários modelos de comportamento para condutores e peões. Complementarmente, serão estabelecidos modelos de operação de veículos em função da disposição dos espaços de partilha. A segurança percebida será comunicada pelos utilizadores e relacionada com indicadores objetivos extraídos de experiências de realidade virtual.

CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV

O CCG/ZGDV tem a seu cargo a realização de estudos com utilizadores recorrendo a ferramentas imersivas (CAVE e realidade virtual), para estudar as interações entre peões e veículos e os fatores que as afetam

 

 

 

Para tal serão utilizados dois simuladores, um para experiências com condutores e outro com peões, que serão alimentados por dados adquiridos em contexto real e em projetos de espaços definidos com a participação de urbanistas e projetistas.

Terá também a seu cargo a recolha de ruído ambiental e pneu-pavimento em contexto real e a implementação de algoritmos de espacialização sonora dentro do simulador.