Transformação digital na indústria de manufatura e processos
Consultoria em Inovação Tecnológica
Computer Vision, Interaction and Graphics
Human-Technology Interaction, and Robotics
Computação gráfica, realidade virtual, aumentada e mista
Robótica cognitiva e colaborativa
ENQUADRAMENTO
O projeto OpenLabs constitui-se como uma rede aberta de laboratórios industriais para a transformação digital e sustentável das empresas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.
Desta forma, é possível impulsionar novas formas de produção e prestação de serviços, e melhorar a capacidade de teste de casos de uso das PME´s, na implementação de soluções inovadoras.
Dirigido à inovação e especialização produtiva do setor industrial, o OpenLabs, abre assim espaço à cooperação, com o objetivo de contribuir para a sua consolidação e transformação, para uma indústria moderna, digitalizada e especializada.
Este grande desafio está alinhado com a política industrial impulsionada pela Comissão Europeia, que aposta numa indústria mais verde, circular e digital, mantendo os níveis de competitividade global.
SOLUÇÕES PROPOSTAS
O OpenLabs selecionará as 20 melhores propostas de inovação de empresas e empreendedores para, posteriormente, serem direcionadas para o design, desenvolvimento, aperfeiçoamento e implementação de produtos, serviços e/ou processos inovadores que buscam entrar no mercado.
As empresas selecionadas terão a oportunidade de participar num programa de capacitação e inovação, de acordo com um Plano de Trabalho, com a duração de 3 anos e composto pelas seguintes 5 atividades:
- Rede aberta de Laboratórios: Criar um ecossistema que permita às empresas e startups testarem e validarem soluções inovadoras em ambientes pré-industriais, fomentando o intercâmbio de conhecimento e boas práticas.
- Convite à inovação: Lançar dois convites para selecionar 20 empresas da Euroregião com as melhores ideias e experiências/casos de uso (produto ou processo) para testar em ambientes pré-industriais nos laboratórios da rede.
- Programa de capacitação e inovação: Fornecer um programa de apoio para permitir que as empresas avancem para a validação pré-industrial (TRLs 4-6 a TRLs 8-9). Incluirá formação em tecnologias e processos de fabrico e um programa de inovação para promover novas formas de produção e prestação de serviços.
- Coordenação: Gerir e coordenar todas as atividades do projeto para assegurar a sua execução de acordo com o plano estabelecido e a obtenção dos resultados esperados.
- Visibilidade, transparência e comunicação: Implementar uma estratégia global de visibilidade, transparência e comunicação para divulgar informação sobre os objetivos e resultados do projeto, assegurando uma maior difusão e reconhecimento na comunidade empresarial e empreeendora da Eurorregião.
CONTRIBUTO DO CCG/ZGDV
O CCG/ZGDV é responsável pelo Laboratório de Realidade Estendida e Robótica, prestando serviços de consultoria, simulação e validação de tecnologias relacionadas com estas áreas.
Através da aplicação de tecnologias de Realidade Aumentada, unidas à robótica, é possível criar ferramentas de auxílio na operacionalização das atividades do chão-de-fábrica: prevenção, reparação ou formação.
CAVE - Cave Automatic Virtual Environment
O CCG/ZGDV disponibiliza um demonstrador/plataforma interativa (CAVE) composta por duas ferramentas distintas, destinadas a diferentes segmentos:
-
Técnicos de manutenção em ambiente de chão-de-fábrica (operação real): a) orientar as operações de manutenção, usando a realidade aumentada na linha de produção, com rastreamento de QRCode e posicionamento de conteúdos multimédia para informações contextuais; b) aumentar a capacidade de visualização e manipulação do braço robótico do digital twin, criar animações com comunicação ao robô, através de ROS (Robot Operating System); c)visualização da animação criada no robô real para verificar a sua execução; d) experiência imersiva com audio espacializado.
- Formação dos colaboradores do chão-de-fábrica em procedimentos específicos: a) conjunto de tarefas bem definidas para facilitar o treino e a formação dos colaboradores em chão-de-fábrica; b) utilização de realidade virtual em sala de treino, com elementos de gamificação; c) possibilidade de visualização e manipulação do braço robótico do digital twin; d) visualização da animação criada; e) experiência imersiva com audio espacializado para dar feedback durante o treino e alertas de segurança.
Resultados esperados:
-
Aumento da eficiência operacional, através do treino prático em tempo real e redução de erros;
-
Melhoria da segurança no local de trabalho, com a prática de procedimentos em ambientes controlados;
-
Aumento da qualidade do produto, devido ao treino dos operadores;
- Maior satisfação e envolvimento dos colaboradores, através da gamificação e experiência imersiva;
- Facilitação da transição do treino para a operação real, através da prática em ambientes virtuais;
- Estímulo à inovação e adoção de tecnologia com integração de novos conceitos nos processos de produção;