Home Comunicação Cibersegurança e Ciber-resiliência estiveram em debate esta semana no CPES/SERIW
Cibersegurança e Ciber-resiliência estiveram em debate esta semana no CPES/SERIW
5 Fevereiro, 2025

No passado dia 4 de fevereiro, o Auditório Altamiro Machado do CCG/ZGDV foi palco da terceira edição do evento CPES/SERIW 2025, reunindo especialistas e investigadores para discutir os desafios e impactos da cibersegurança e da ciber-resiliência na engenharia de software e na dimensão científica.

Nesta edição foram abordados quais os impactos no presente e no futuro da cibersegurança física e digital, através da utilização de várias tecnologias e quais as dimensões e preocupações a ter em conta para salvaguarda das pessoas e das instituições.

Um evento dividido em dois painéis que contou com a participação de investigadores e representantes de instituições ligadas à temática. O primeiro painel falou sobre "Impactos e desafios que a Cibersegurança e a Ciber-resiliência aportam à Engenharia de Software, Máquinas e Educação", no qual marcaram presença Marco Teixeira (Núcleo de Cibersegurança da UMinho), Ana Dias (Tecminho), Henrique Santos (UMinho/DSI), Vitor Fonte (UMinho /DI) e moderado por Pedro Ribeiro da Uminho e CCG/ZGDV.

O segundo painel dedicado à "Cibersegurança e Ciber-resiliência na Dimensão Científica" foi moderado por Francisco Duarte (UMinho e CCG/ZGDV) com a presença de João Barbas do Instituto da Defesa Nacional, António Costa do Centro Nacional de Cibersegurança, Rafael Silva da Checkmarkx, Marta Santos Silva da UMinho, Tiago Pedrosa do IPB e CCG/ZGDV e por Henrique Santos da UMinho/DSI.

Os painéis centraram-se nas ameaças emergentes, nas melhores práticas de segurança e nas iniciativas para reforçar a proteção dos dados e das infraestruturas digitais, e na forma como as novas gerações e a educação podem ser moldadas através de várias tecnologias emergentes.

CATEGORIAS

InstitucionalEvento