Os desafios disruptivos da digitalização convocam a sistematização de processos de gestão do ciclo de vida, de qualidade e de desenvolvimento no domínio do software, para uma melhor definição e otimização de processos das organizações.
O Instituto CCG/ZGDV possui uma equipa especializada na definição e implementação de processos de software e de negócio para a transição digital, apoiando as organizações na definição e incrementação das suas estratégias operacionais e de desenvolvimento. Através da sistematização de referenciais de autoridade, é possível avaliar a maturidade, identificar e implementar oportunidades de inovação dos processos, originando ganhos de eficiência, redução dos custos e melhoria do serviço ao cliente.
Atividades
O CCG/ZGDV apoia as organizações através das seguintes atividades:
- Levantamento dos processos de negócio de uma organização
- Criação de modelos de processo de negócios
- Confrontação dos processos de uma organização com as melhores práticas expressas nos referenciais de autoridade dos vários domínios
- Introdução de práticas essenciais para aperfeiçoar a implementação dos processos da organização
- Criação de ferramentas que suportem metodicamente o processo de transformação
- Descrição dos processos de uma organização
- Avaliação da maturidade de negócio da organização
- Definição de planos de ação para uma melhoria dos processos
- Definição de roadmaps para incremento de maturidade de processos que visam reduzir custos, desperdícios e agregar valor ao cliente
- Criação de estruturas de modo a endereçar os novos desafios da transformação digital
Benefícios
01
Definir processos que respondam à estratégia de valor da empresa
Manter e dinamizar a criação/otimização contínua de processos, para agregar valor perante os mercados competitivos e em constante evolução. Esta dinâmica exige das organizações foco nos processos de maior impacto de modo a distinguirem-se perante a concorrência.
02
Alinhar a oferta da empresa com as expectativas dos clientes
Conceptualizar e implementar processos alinhados com as necessidades da organização. A diversificação, transformação ou reinvenção dos processos, por meio da inovação, é um compromisso obrigatório.
03
Transparência e Visibilidade sobre o Negócio
Minimizar os custos associados às atividades e aos recursos, e maximizar os proveitos associados à criação de valor, sem defraudar as expectativas dos clientes. Um equilíbrio influenciado pelos contextos: económico, ambiental, social e cultural, numa visão holística que abarca os diferentes parceiros.
04
Conhecer o nível de maturidade dos processos de negócio e software
Estar informado sobre o estado atual da maturidade dos processos da organização, prioriza as ações e as práticas a implementar, segundo os referenciais de autoridade dos vários domínios, para atingir os níveis de maturidade desejados.
05
Maior maturidade de processo
Integrar processos mais maduros e eficientes, reduz os custos, minimiza os desperdícios e concorre para que a empresa tenha melhores resultados económicos, proporcionando ao cliente produtos com maior valor e qualidade.